Primeiro vamos focar-nos no seguinte: nós portugueses temos a fama - em alguns países - de andarmos muitas vezes à borla nos transportes públicos. Ok, não sei quem foi a pessoa estúpida que inventou isso. Mas é um facto. E eu nunca tinha andado à borla num transporte público. NUNCA. Até ontem.
Agora é o seguinte. Eu acho que acabei de confirmar essa teoria, porque talvez seja algo que me está no sangue. A corrupção socrática corre-me nas veias. Mas foi SEM QUERER.
Juro juradinho. Eu comprei os bilhetes numa tabacaria, não é? Esperei pelo autocarro (BUS). Entrei. E passei pelo senhor motorista que me disse apenas "Ciao!" e fez sinal para eu avançar quando lhe mostrei o bilhete. Sentei-me. Já noutro BUS aconteceu exactamente o mesmo. Nada diferente.
Já regressado a casa, explicam-me que eu tinha que "picar" o bilhete numa máquina dentro do BUS. Ou seja: 2 viagens à borla, porque não piquei bilhete algum (pusessem lá uma pessoa a "picar" os bilhetes!!).
Noutro dia, volto ao BUS, agora já com um passe de 10 viagens (e + 2 que ainda sobravam devido a eu ser ladrão). Entro no BUS, vou à máquina para picar o cartão e aquela merd* não dá. Só apita, apita, apita, acende uma luz a vermelho. E eu já nervoso com os nervos, sento-me e pronto. Mais uma viagem à borla, porque não era assim que se "picava" o cartão.
"SOCORRO!!" - pensei eu para mim mesmo quando vi um ragazzo a entrar e a passar lá o cartão de forma correcta. Ok... eu estava a enfiar o cartão no sítio errado. Daí a máquina ter ficado nervosa, NÉ? Ok... tudo o que não seja como no Metro de Lisboa, não funciona nas minhas mãos à primeira.
Mas vá, hoje já fui LEGAL no BUS, sem risco de apanhar alguma multa. E consegui passar o cartão, em todos os sentidos.
Mas porque é que os senhores motoristas nunca me disseram nada? Porque é que ninguém me falou quando a máquina apitou?
Acho que tenho a resposta. Nesta mesma semana alguém me disse isto: "You look like from the Mafia!" (Tu pareces da Máfia!)
Aposto que eles tiveram medo. :D
Assinado,
Il Padrino
Sem comentários:
Enviar um comentário