sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

[ livro em destaque ] Olhos de cão azul - Gabriel García Márquez



Todas as quintas-feiras vou trazer-vos uma sugestão de leitura, que pode ser de um livro clássico ou mais recente, independentemente do género ou autor, desde que não seja um dos livros mais falados do momento (vocês sabem, aqueles que geram o buzz mediático entre leitores). A ideia é dar destaque a obras que não devem ser esquecidas. 


Hoje trago-vos um livro de Gabriel García Márquez (prémio Nobel da Literatura em 1982)

Olhos de cão azul é uma colectânea de vários contos que o autor publicou entre 1947 e 1955, sendo que um dos temas principais destas histórias é a morte.

Pelo menos é essa a ideia com que ficamos quando já vamos a meio da leitura e começamos a entender que os contos parecem sempre debruçar-se sobre esse tema, de uma forma por vezes muito fantasiada e plena de imaginação, mas que ainda assim não escapa ao realismo das questões humanas que rodeiam a finitude da vida. 

Destaca-se uma escrita que penetra na consciência (pós-morte ou em vida) de alguns personagens, com um estilo a que nenhum leitor ficará indiferente.

É um óptimo livro para quem quiser experimentar pela primeira vez algo deste autor e ficar assim a conhecer melhor os seus devaneios sobre os problemas existenciais numa escrita embrenhada em fantasia realista. 

Sem comentários:

Enviar um comentário