"A RAPARIGA DINAMARQUESA conta a marcante história de Lili Elbe na importante jornada como a primeira mulher transexual a submeter-se a uma cirurgia de alteração de sexo."
Polémicas à parte com o casting de Eddie Redmayne para interpretar uma mulher transexual, resta-me apenas afirmar que o papel de um actor é esse mesmo: o de viver e encarnar personagens que não correspondem àquilo que ele já é à partida.
E falando já na sua interpretação, basta-me dizer que é absolutamente brilhante. Mereceu e bem aquela nomeação ao Oscar.
Mas ainda mais merecida foi a vitória de Alicia Vikander como Melhor Actriz Secundária (era a minha favorita!). Para mim é ela a grande estrela deste filme, mesmo não sendo a personagem central. Fui completamente surpreendido pela forma como conseguiu transparecer todos os sentimentos que passaram naqueles momentos pela vida da mulher que retrata. A meio do filme dei por mim a pensar que o título "The Danish Girl" não estaria a referir-se exactamente ao personagem principal. Mas isso daria para uma larga discussão de ideias.
É um filme obrigatório, com uma cinematografia exemplar, imagens belíssimas, banda-sonora de topo e com dois actores que conduzem uma estória muito, muito interessante.
Surpreendeu-me que não tenha tido pelo menos uma nomeação de Melhor Filme na Academia, mas uma pessoa nunca consegue exactamente perceber quais são os critérios para aquelas escolhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário