Todas as quintas-feiras vou trazer-vos uma sugestão de leitura, que pode ser de um livro clássico ou mais recente, independentemente do género ou autor, desde que não seja um dos livros mais falados do momento (vocês sabem, aqueles que geram o buzz mediático entre leitores). A ideia é dar destaque a obras que não devem ser esquecidas.
Começo por um livro que não é propriamente de leitura fácil, mas que é bastante desafiador do pensamento.
O autor, Bernard Crick, foi um teórico político inglês que dedicou parte da sua vida ao estudo dos vários conceitos... políticos.
A Democracia é portanto um livro que debate sobre os significados da palavra que lhe dá o título. Com recurso a muita contextualização histórica, a obra passa pela antiguidade greco-romana, pelas revoluções francesa e americana, entre outros pontos bastante interessantes da História, como a queda do muro de Berlim.
Para além disso, não faltam referências ao trabalho de outros historiadores e filósofos como Jean-Jacques Rousseau e Maquiavel, ou mesmo à obra literária de George Orwell (1984).
Apesar de ter vários tipos de contextualização, o livro acaba por ser difícil de acompanhar para quem não tenha boas bases da História mundial, mas por outro lado pode tornar-se um incentivo para fazer outras pesquisas ao mesmo tempo em que se faz a leitura. Atente-se que não é um livro muito extenso, apenas com 120 páginas, por isso sente-se que alguns dos temas podiam ser melhor aprofundados (ainda que esse trabalho possa ser feito pelo leitor, como já mostrei).
É de facto uma obra bastante rica, que nos ajuda a diferenciar os vários tipos de democracia e até a entender, ou não, o que está mal nos nossos sistemas políticos actuais.
Escolhi este livro como sugestão por motivos óbvios. Vivemos tempos de mudança no cenário político global (para melhor? para pior?) e assistimos cada vez mais ao ecoar de vozes de um certo tipo de populismo que parecia adormecido.
Não querendo levantar um debate político, fica apenas esta indicação de leitura, com a esperança que vos ilumine de alguma forma as ideias sobre um dos conceitos mais usados no mundo actual: a democracia.
Encontra-se à venda na Fnac (não encontrei na Bertrand ou Wook por exemplo).
Sem comentários:
Enviar um comentário