sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[ opinião - cinema ] La La Land: Melodia de Amor




Em Los Angeles o pianista Sebastian (Ryan Gosling) e a actriz Mia (Emma Stone) vivem em busca de oportunidades para as suas carreiras na competitiva Hollywood. Quando os seus caminhos se cruzam,  os jovens apaixonam-se e tentam fazer a sua relação dar certo enquanto perseguem os seus sonhos de fama e sucesso.

"Foi exactamente por isto que me apaixonei pelo cinema" - dei por mim a pensar enquanto via este La La Land numa estreia (em Portugal) muito esperada por mim.

Sou fã de musicais, admito. Mas também acrescento já que este filme vai muito para além desse género, trazendo em si um drama e carácter muito profundos e até (talvez) fora do comum no estilo em que quer inserir-se. 

A verdade é que foi em muitos aspectos uma surpresa. E o "isto" a que me refiro, naquele pensamento tão curto sobre o meu apreço pela sétima arte, engloba tudo o que construiu esta obra magistral, desde a realização (de Damien Chazelle), passando pela sonoridade, edição e, claro, actores. 

Ryan Gosling e Emma Stone estão fenomenais na representação do casal sonhador que, aparentemente, está disposto a tudo na perseguição dos seus sonhos individuais. E são eles quem arranca os suspiros, os arrepios... e as lágrimas.

É óbvio que cheguei já à sala de cinema com consciência de todos os prémios que o filme já ganhou e também das 14 nomeações que conseguiu para os Oscar, por isso o selo de qualidade parecia já garantido (embora eu pudesse obviamente discordar... como já aconteceu antes). Mas falei em surpresa e volto a falar, porque de facto este filme foi muito mais emocionante, original e soberbo do que eu próprio imaginava.

Visualmente é uma obra-prima, sem mais nem menos, uma obra que se vê ter sido feita com a paixão de quem só pode amar esta arte. E as referências ao clássico cinema de Hollywood são por isso tão bem inseridas. 

E se os aspectos visuais e sonoros são tão impressionantes é porque assentam num argumento muito bem escrito, sobre o qual prefiro não falar muito, com receio de estragar a experiência a quem ainda não viu. Mas na sua base este é um filme tão romântico quanto realista. É isso.

Resumindo. La La Land não correspondeu às minhas expectativas. Superou-as. 


Sem comentários:

Enviar um comentário