domingo, 12 de julho de 2015

Inside Out: animação para adultos.



Inside Out (Divetida-mente) é facilmente um dos melhores filmes de animação da Disney/Pixar.

Contando a história de Riley, uma menina de 11 anos que vai viver com os pais para uma cidade diferente, deixando os amigos para trás, o filme explora os seus sentimentos de alegria, tristeza, medo, raiva e repulsa, trazendo-os personificados como personagens vivos dentro da sua cabeça.

Não quero fazer spoilers, mas devo dizer apenas que este filme de animação não é para crianças, ou pelo menos os mais pequenos não vão ter o poder e (ainda) o discernimento de compreender toda a forte mensagem que é passada através das aventuras destes sentimentos e do crescimento da própria Riley.

Não estranho portanto que, ao intervalo, um menino de uns 8 anos na fila mesmo à minha frente tenha dito para o adulto que o acompanhava: "Não estou a gostar deste. O filme é muito esquisito."

E é, percebo perfeitamente. O filme tem uma profundidade brutal sobre as "doenças" da nossa mente, sobre as nossas memórias e sobre aquilo que vamos perdendo conforme nos tornámos adultos e vamos envelhecendo.

Nos momentos finais ouvia-se o fungar de várias pessoas, crescidas, pela sala. Também eu chorei e... muito. Tem cenas absolutamente tocantes, que nos lembram de que já passámos por isso e que nos obrigam a reviver momentos importantes do nosso crescimento como pessoas.

Não chorava assim num filme de animação desde Toy Story 3 ou Rei Leão

Só para terem noção do quanto foi impactante ver este exercício sobre a mente do ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário