segunda-feira, 17 de agosto de 2015

La Grande Belezza: belo cinema italiano


 La Grande Bellezza é uma crítica mordaz à alta sociedade italiana, mas não só. O filme arrasa completamente alguns conceitos da arte moderna e das... "perfomances", dos "artistas", "escritores", etc. Se virem vão perceber porque coloquei essas palavras entre aspas.  

Contando a estória de um escritor que chega aos 60 e poucos anos sentindo-se perdido, sem um sítio onde realmente ficar, e apenas com um livro escrito em tantas décadas de vida, o filme leva-nos por vários estilos e espaços, numa viagem pela decadência e falsidade da sociedade dos ricos (e dos coleccionadores de arte).

Há uma cena que a meu ver resume tudo o que o filme nos quer transmitir.

Um homem de meia idade, que está a escrever uma peça de teatro, declama alguns versos da mesma à sua namorada muito mais nova, que se entretém a snifar um risco de cocaína. Quando ele termina, ela diz apenas: "Escreveste uma merda". E é nesse tipo de ambiente que o filme vive a maior parte do tempo.


Obrigatório ver, mas não é para todos, pois o seu estilo por vezes psicadélico pode não ser de fácil interpretação para quem procura uma mensagem simples e directa. 



Sem comentários:

Enviar um comentário