quinta-feira, 30 de abril de 2015

Não é o melhor filme da Marvel.


Estava ansioso para a grande estreia. Vesti a minha t-shirt estampada com uma imagem do Capitão América. Sim, eu levo isto muito a sério. Ou a brincar, se virmos por outro prisma. Antes de sair de casa ainda desfolhei à pressa umas páginas de um livro da Marvel que faz parte da minha colecção de comics. Nessas páginas aparecia o personagem Visão a recordar o tempo em que tinha derrotado o vilão Ultron. Depois disso, pus-me a caminho do cinema.

Avengers: A Era de Ultron é um filme absolutamente brutal. Acreditem. É um dos melhores, mas não é o melhor da Marvel (e por Marvel por favor entendam tudo o que se baseia neste universo, sendo do próprio estúdio ou da Fox, etc). 

O filme começa logo com uma cena de acção intensa. E cenas de acção intensas é o que mais há nesta sequela. Surpreendentemente, achei que as cenas em que o filme acalma, em que os personagens são mais explorados pessoalmente, são das melhores que já vimos. E as de acção, mais da primeira hora, acabam por cansar visualmente, tornando-se até confusas e longas demais. Mas depois melhoram e MUITO.

O problema do filme é, claro, a expectativa criada à volta do mesmo. E não só. É que não há espaço para grandes surpresas. Parece que sentimos sempre que lhe está a faltar algo. Como é um filme que está "no meio", depois do primeiro Avengers, depois do Capitão América: Soldado do Inverno mas entre o Guerra Civil e o próximo Avengers, não há muito por onde inovar. Já todos sabemos qual é o rumo que a estória segue (principalmente quem lê os comics, certo?).

No entanto, considerei-o superior ao 1º. 

As cenas de acção finais elevam muito a fasquia para o que está por vir.

Ainda há uma cena que acaba por surpreender... e que é muito triste.

E o melhor elogio que lhe pude fazer foi assim...

Durante o filme, numa cena brilhantemente coreografada em que vemos todos os Avengers a lutar ao mesmo tempo, disse baixinho para quem o foi ver comigo: "Wow! Parece que estás a ler um comic!".

Acho que isso diz muito da qualidade que foi atingida nesse momento. Pena que, para evitar spoilers, não posso descrever muito mais.

Os comics serão sempre superiores aos filmes, a profundidade narrativa é sempre mais explorada. Mas estamos a falar de um grande passo em frente na forma de aproximar esses dois vértices da cultura Marvel.

Repito. Não é o melhor filme da Marvel, como eu esperei que pudesse ser, mas é um dos melhores, entrando claramente para o meu TOP 5. E é um filme que vai agradar a todos os fãs.

E só por curiosidade, para que possam entender melhor "os meus gostos", o meu TOP 5 é este (não necessariamente por esta ordem):

- X-men: Days of Future Past.
- Iron Man.
- Capitão América: O Soldado do Inverno.
- Guardiões da Galáxia.
- Avengers: A Era de Ultron.




Sem comentários:

Enviar um comentário