sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Itália: TOP 15 das cidades que visitei



Então... depois de muitos meses do meu regresso, finalmente, consegui fazer o meu TOP de cidades/sítios favoritos em Itália

Durante o tempo em que vivi lá (10 meses), visitei mais de 30 lugares... e acredita que isto foi muito difícil de fazer! 

Itália é um país lindíssimo e com tanta diversidade cultural e de património histórico que é quase impossível escolher um lugar favorito sem ser automaticamente injusto para com os restantes. Para isto quis destacar também cidades que não são tão turísticas, pois muitas vezes são tesouros escondidos, mas como vais perceber... o topo da lista é feito de cidades muito populares. A questão é... estas são bastante famosas por algum motivo e é impossível fugir a isso.

Mas vá... devo dizer que os primeiros 4 lugares foram os mais difíceis de escolher. E sei que muitas pessoas vão discordar do meu número 1, mas deixa-me deixar explicito que obviamente a minha opinião foi baseada naquilo que estes locais me fizeram sentir e por isso é extremamente pessoal.

E para contrariar um pouco isso decidi não usar fotos tiradas por mim e servi-me do google para obter as imagens usadas e manter isto o mais relatable possível, mas também para dar o mínimo de detalhes sobre cada lugar (só usei uma foto de cada, pois quero que descubram por vocês!).

Para facilitar dividi as regiões só entre norte, centro e sul (embora algumas sejam mais a nordeste, sudoeste, etc).





15 - PISA (região: Toscana)

Começando por baixo. Muitas pessoas pensam que Pisa só tem a torre inclinada para ver, blá, blá! A verdade é esta: Pisa é linda! Caminhando pela cidade poderás encontrar muitos pontos interessantes. Só na praça desta imagem há outro monumento brutal... que não está visível na foto. Vai! Vale a pena!





14 - MILANO (Milão, região: Lombardia, norte)

Oh... Milano! A cidade que todos amam odiar. Mas tens que ir e ver o Duomo e a Galleria Vitttorio Emanuele II. Esta é a galeria de lojas super caras como a Prada e a Versace, mas não acho que devas ir por uma questão de moda... e sim porque vais deparar-te com a magnificência da arquitectura (mais moderna). 





13 - PERUGIA (região: Umbria, centro)

Tens que subir e descer as ruas de Perugia para perceber quão fantástica é esta cidade (construída no topo de colinas). Eu fiquei maravilhado e surpreendido... também tens que visitar os fabulosos e históricos túneis que outrora faziam parte de uma verdadeira cidade subterrânea nesta localidade. Não digo mais, porque o giro é descobrir quando se chega lá!






12 - POMPEI (região: Campania, sul)

Falando de História... podes argumentar que aqui só há ruínas. E é verdade... mas olha com mais atenção, olha à volta e vê o vulcão Vesúvio logo lá ao fundo...e vais amar! Para além disso, a viagem de comboio até Pompeia mostra-te parte da costa do sul de Itália e chegado às ruínas da cidade poderás visitar o interior das casas e perceber como se vivia lá, antes da erupção vulcânica que destruiu tudo. 




11 - GUBBIO (região: Umbria, centro)

Simplesmente uma das vilas mais fantásticas onde já estive. É como viajar no tempo, senti como se estivesse dentro de um conto de príncipes e princesas muito antigo, onde cada rua e casa parecem ter sido mantidas de forma inalterada. Subir ao topo do monte e apreciar a vista sobre o vale e as montanhas é algo que não tem preço. Não é tão fácil de lá chegar... mas vale o teu tempo, acredita!





10 - ORVIETO (região: Umbria, centro)

Outra vila onde não é tão fácil chegar... apesar de não ser muito longe de Roma. A sua catedral é um das mais fantásticas peças de arte e da arquitectura que vi em Itália. Orvieto está no topo de uma montanha por isso espera uma paisagem de te tirar a respiração. E é outro dos locais que parece ter ficado brilhantemente parado no tempo.  




9 - RAVENNA (região: Emilia-Romagna, centro/norte)

Uma pequena cidade que tem muita importância. Aqui poderás visitar o túmulo de Dante (os dois túmulo aliás, numa história muito característica que poderás descobrir quando visitares o local). E aqui apaixonei-me por cada edifício que vi. É tão diferente, tão bonita! Curiosidade: Ravenna também tem uma torre inclinada como a de Pisa (e estas não são as únicas neste país).





8 - VITERBO (região: Lazio, centro)

Na parte antiga desta cidade senti como se estivesse no set de filmagens de um filme do Senhor dos Anéis (ou algo do género vá!). É realmente tão romântica e épica ao mesmo tempo que torna-se de imediato uma vaga de inspiração num simples caminhar por aquelas ruas. Acrescente-se a isso os vários contrastes arquitectónicos que este sítio tem e temos um selo de "obrigatório visitar". 




7 - TRIESTE (região: Friuli-Venezia Giulia, norte)

Esta foi tão diferente de tudo o que vi em Itália. Trieste é muito organizada, muito limpa e bonita em cada canto. Eu chamei-lhe a "cidade branca", devido às cores que imperam nas suas paredes, chão, etc. E fica na costa do mar adriático... o que lhe dá uma aura especial nas noites quentes de Verão. Acredita! Trieste é um tesouro escondido!





6 - BOLOGNA (região: Emilia-Romagna, centro/norte)

É muito injusto que Bologna não seja um dos pontos mais turísticos deste país, porque a cidade merece-o. Mas ao mesmo tempo é mesmo bom que não o seja, porque assim consegues visitar tudo sem o caos e confusão de turistas. É lugar mágico, cheio de História, mitos e edifícios seculares que te deixam a questionar como raio é possível que ainda ali existam assim em tão perfeitas condições. E tens que subir à torre mais alta das Duas Torres (uma também é inclinada e não dá para visitar por ser perigoso). A vista lá de cima, sobre a cidade, é inesquecível. 





5 - ROMA (região: Lazio, centro)

Fontana di Trevi, Coliseu, Piazza del Popolo... a lista continua e continua. Há tanto para ver e fazer na cidade eterna. Como não amar? Mas porque não é o meu número 1? O trânsito e caos turístico são um problema real em Roma... que não consegues ultrapassar facilmente. E isso prejudica muito a experiência. Mas é óbvio que tens de ir lá. Roma é única, não há igual, e vais amá-la de qualquer das formas.






4 - SIENA (região: Toscana, centro)

Siena. Antes de mais, devo ser completamente sincero nesta. Siena é sem dúvida nenhuma a cidade mais bonita que visitei em Itália. Foi a última onde fui e só estive lá um dia. Por pouco seria a minha número 1 nesta lista, mas o facto de ter estado mais tempo nas outras 3 pesou bastante... pois acabei por ter mais vivências e experiências nessas. Bem... ainda assim Siena foi uma enorme surpresa para mim. Eu não esperava sentir tantos arrepios quando cheguei à Piazza del Campo (no centro). É um local que te arrasa... pela forma como foi projectado, com tanta beleza, com o seu pavimento de pormenores únicos que te deixam sem... chão. Não há foto, vídeo ou palavra que façam justiça ao épico que é este lugar. 




3 - FIRENZE (Florença, região: Toscana, centro)

É o meu grande amor. Fui lá 5 vezes. E só isso diz muito sobre o sentimento que tenho por esta cidade. Ela é arte em cada passo, cada esquina, cada janela, cada detalhe. A praça do Duomo é de levar uma pessoa mais sensível às lágrimas quando ali se chega pela primeira vez, com um poder que transcende, baseado em tantos anos de História que ficaram ali marcados. Escapar das vias mais turísticas e perder-se nas vielas mais abandonadas pode levar a uma das melhores experiências da tua vida, que é descobrir que esta cidade é História em toda a parte. Mas claro, terás que ir aos locais mais icónicos e ver a perspectiva da cidade da piazza Michelangelo, subir à torre do Duomo, passar a Ponte Vecchio... e mais, e mais! 




2 - NAPOLI (Nápoles, região Campania, sul) 

Napoli. Muitos dizem que esta cidade é perigosa, por causa da Máfia e do crime, mas para mim o perigo real foi apaixonar-me desde o primeiro instante em que ali cheguei. Pode não ser a cidade com os monumentos mais bem conversados... pode ser mais suja... e até mais plena de confusão, mas a magia de Napoli está nas ruas apertadas onde passam 3 e 4 vespas de uma vez, conduzidas por alguém sem capacete, a magia é percorrer a costa junto ao mar e acabar num dos castelos históricos, é morrer de calor às 2 da manhã em Agosto, comer pizza por 2 e 3€ (o sul de Itália é muito barato em comparação com as restantes regiões). Bem... Napoli tem que se viver verdadeiramente, de mente aberta, aceitando a abertura tão natural da gente que habita uma das cidades mais pobres da Europa. E se Firenze é o meu amor, Napoli é a minha amante. Vê bem a paisagem que esta foto ilustra e tens aí todas as justificações possíveis. 




1- VENEZIA (região: Veneto, norte)

Mas não há duas sem três, então o meu primeiríssimo posto ficou reservado para Veneza, outra espécie de amor que ganhei em Itália. Está aqui no topo por uma simples da razão. Tal como Roma, Veneza é aquela cidade que tu pensas que já viste em todo o lado (nas fotos que o teu amigo partilhou, no cinema, na televisão, etc). É sim, uma cidade extremamente popular e disso não se pode fugir. Então quando lá cheguei já estava à espera de gostar bastante, pelo que já tinha visto e sabido, MAS a verdade é que eu não fazia a mínima ideia do que realmente é aquele lugar. Fui completamente arrasado, completamente surpreendido do início ao fim. A dada altura perdi-me por umas ruas mais estreitas e foi aí que entendi que até ali dá para teres alguns momentos só para ti, longe da multidão dos selfie sticks. Sair de um beco e dar com um posto onde te podes sentar e apreciar uma gondôla que navega pelo canal, onde mais o podia fazer? Sim, isso pesou muito para o grau de paixão que nutri logo por Veneza. Mais? A Piazza di San Marco é provavelmente o local mais épico que se pode visitar neste país. Pode não ser o mais icónico, mas devia-o ser, pois é de uma beleza rara, que não te larga facilmente. Para além disso nesta estadia fiz a viagem de barco às três ilhas de Veneza (Murano, Burano e Torcello) e bem, isso só serviu para me obrigar a colocar esta magnífica cidade no primeiro lugar deste TOP. Poderia escrever tanto sobre os monumentos ou as simples casas com portas para os canais... mas não sairia daqui hoje. Resumidamente: Veneza é uma cidade única, não há igual, nem outra que se aproxime minimamente do seu estilo (e não falo só do facto de ter canais de água). Mas o melhor é ir lá (de mente aberta) e descobrir exactamente porquê.

2 comentários:

  1. E a inveja que eu tenho de quem já esteve tanto tempo em Itália? Caramba que sorte! Conheço algumas destas cidades e as outras fiquei com vontade de conhecer...
    Revejo-me bastante neste "amor" por Itália.
    Parabéns pelo blog
    LM

    ResponderEliminar
  2. Itália é dos paises mais belos que conheço.

    ResponderEliminar