segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lorenzo & Pedro e o ódio da semana

A foto da polémica. E outras fotos que não geraram tantos comentários... 


Lorenzo and Pedro explodiram para o conhecimento da sociedade em geral quando gravaram e publicaram um vídeo em que andavam de mãos dadas (e trocavam afectos em público) pelas ruas de Lisboa. O vídeo primeiro tornou-se viral (falando em termos de internet), mas depois saltou para jornais online, canais de televisão, etc, etc. 

Muito aconteceu depois disso, mas o que aconteceu nestes últimos dias é só mais uma prova de que neste mundo virtual do facebook (e afins) é demasiado fácil passar-se de bestial a besta. Só no curto espaço de uma semana, vimos o mesmo acontecer com José Cid e Nuno Markl (este último, perante ameaças violentas online, chegou mesmo a mostrar a vontade de cancelar a sua página oficial no facebook). 

Mas a internet estaria ainda para rebentar (ainda que noutro imenso contexto) contra a dupla de youtubers, que por estes dias decidiu tirar e partilhar uma fotografia com o ex-primeiro ministro Pedro Passos Coelho. Primeiro caíram no erro de tratá-lo como se fosse o actual primeiro-ministro. Depois caíram-lhes em cima os comentários revoltados sobre a figura política que nada fez a favor da comunidade LGBTI. O ódio gerou-se sobre estarem a posar para a foto com alguém que afinal nada teve a favor de leis e conquistas importantes de toda uma comunidade, a mesma para a qual este casal fez o vídeo que já citei (e outro que partilharei em baixo).

Lembro-me que quando se tornaram virais, houve um amigo que discutiu comigo a possibilidade de estes vídeos serem apenas uma jogada de publicidade para estes youtubers. Lembro-me ainda melhor que lhe respondi que por mim podia bem ser, que pouco me importava, pois aquilo que me interessava era tão só e apenas a visibilidade que - de uma forma inesperada - trouxe para a esfera pública novamente EM FORÇA o assunto da homofobia e o facto de casais LGBTI não terem o mesmo direito a manifestações públicas de carinhos (como a restante população), por medo de represálias.

Mas dessa conversa eu tive a conclusão de que até dentro desta comunidade (que devia ser mais unida, como todos bem sabemos) existia portanto já uma bomba contra este casal que estaria só à espera do pequeno primeiro erro para rebentar.

E aconteceu. Aqui está. Não me enganei.

Do nada vi sites, organizações e pessoas a criticarem este passo. Vi essas partilhas serem feitas por quem nunca teve um minuto para partilhar os tais vídeos que só faziam bem e falavam da necessidade de haver a tal igualdade. Podia estar uma semana a escrever sobre este ponto...

Mas vamos aos factos. Eu jamais tiraria uma foto com aquele senhor. Nem que me pagassem. Mas se eles acharam que o deviam fazer, qual é o problema? Ignoraram os factos mais políticos? Sim! Isso é grave? Sim é, se pensarmos que todos devemos estar mais ou menos informados sobre estes assuntos. Mas por acaso a forma como têm chamado a atenção para o mal da homofobia, mudou de alguma forma depois disto? Os seus vídeos virais tornaram-se de repente um ataque contra todos nós?

Isto fez-me logo lembrar a história do Sam Smith, que este ano também foi crucificado em público por desconhecer grande parte da História das lutas LGBT. Mas por acaso lembraram-se de pesar também o facto de que ele assumiu-se abertamente como cantor gay, abrindo as portas (do armário?) para que isso aconteça mais frequentemente? Não foi o primeiro, não. Mas foi mais um exemplo POSITIVO! 

E só tenho que acrescentar o seguinte. Todos estamos sujeitos a errar. Se formos famosos, estamos ainda mais sujeitos a sermos julgados por isso. Mas se alguém fizer o mínimo que seja a favor desta luta comum, a mim pouco me interessa se desconhece os significados de nomes como Harvey Milk, Gisberta ou Stonewall. Se não sabe se aquele ministro fez isto ou aquilo, terei eu direito a escrever comentários carregados de ódio só por isso?

Lembrem-se de que há lutas que vêm por instinto, porque pensamos em fazê-las por bem, como certamente eles pensaram ao realizar o primeiro grande vídeo viral, conseguindo catapultar para os assuntos do dia algo que só veio ajudar o trabalho que montes de associações (e pessoas) têm vindo a fazer há muitos, muitos anos em prol destas lutas por uma sociedade mais aberta e menos preconceituosa. 

Nada substitui o que essas associações fazem, disso não tenham dúvidas. Nem sou eu, nem tu, nem uma dupla de youtubers que irá mudar a sós toda uma sociedade. E talvez seja errado chamar activistas ao Lorenzo e ao Pedro. Mas então não lhes chamem isso, metam os rótulos de parte e deixem-nos ser o que eles quiserem. 

Eu não os conheço. Não sei quais são as suas intenções. Mas estarei eternamente grato pela visibilidade positiva que trouxeram a um tema, de uma forma tão próxima e transparente, tocando corações e mentes de quem talvez nunca tinha parado para pensar muito sobre o assunto. 

E uma foto não desfez todo o belo trabalho que fizeram até então. Aqui está um vídeo recente que é exactamente a prova disso. 





5 comentários:

  1. Ainda gostaria de um dia poder falar com este casal que eu admiro muito que tenhem muita coragem coisa que muito que eu vejo por ai que se dizem ser muito hetros mas quando se vai a ver na realidade não passam de homens metidos em armarios a taparem o sol com a peneira

    ResponderEliminar
  2. Bom, eu fui um dos que se manifestou contra, desde o primeiro momento que vi a foto... O que me indignou foi a contradição... se luto por uma coisa, não me vou fotografar junto daquele que ruma no sentido oposto!
    Mas tu focas aqui um ponto curioso, quando dizes que quando surgiram os primeiros vídeos se seriam um acto publicitário. Então seguindo essa linha de pensamento, ponho em causa se esta foto "inocente" não seria tambem um acto publicitário, pois quem se move na internet sabe bem que a polémica gera comentarios e visibilidade. Não terá sido uma jogada deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não, eles são demasiado puros para isso.
      Eu tiraria foto na mesma para mostrar que sou superior às suas ideologias e podemos ser civilizados acima de tudo. Pelos vistos vivem num mundo só deles e são felizes assim. Não tenho nada a ver com isso, o problema é deles. Sou demasiado feliz com a minha vida para me preocupar :)

      Eliminar
  3. Cátia Santos. Puros??? É coisa que eles não são. E sim estou a falar dos vídeos sexuais que fizeram para ganhar dinheiro e que ainda circulam pela net. Lá tá cada um sabe de si, mas não ponhas a mão no fogo por ninguem, muito menos gente ke não conheces e que vivem da visibilidade da net. Eles fazem disto um modo de vida, agora com os inocentes videos culinários e depois com as acções anti descriminação, mas não digas ke sao puros. Porque eles sabem bem, quando a popularidade começa a baixar há que publicar algo para continuar a ser falado.

    ResponderEliminar