quinta-feira, 17 de março de 2016

Serviço Voluntário em Itália: como é trabalhar com as crianças?

No Centro Educativo não fazemos só os trabalhos de casa, também pintamos, jogamos, inventamos...

Mesmo antes de eu vir para aqui, a minha mãe disse-me assim: "Ó filho... tenta não te apegar demasiado às crianças com que vais trabalhar porque depois vai custar-te mais quando tiveres de vir embora". 

Bem... tarde demais. E a mãe, quando me disse aquilo, também já sabia que era impossível isso não acontecer. Afinal, ela conhece-me melhor do que ninguém.

E, ao fim de 5 meses neste projecto de voluntariado europeu, a verdade é que já tenho uma ligação muito, muito grande a alguns dos miúdos com quem trabalho todos os dias. 

E digo alguns, pois são muitos (em alguns dias passam os 40) e claro que acabo por estar mais tempo com uns do que com outros.

Mas como é afinal estar a apoiar estas crianças todos os dias?

Resumindo já: é brutal, brutal, brutal!

Falar com eles tornou-se, com o tempo, muito fácil. Dominar o italiano tem sido uma grande mais valia na nossa comunicação e por isso mesmo já consegui criar uma relação muito gira com os bambini.

Eu já sei do que eles gostam, que filmes preferem, que jogo lhes rouba o tempo em que deviam estar a estudar (ahah!!), etc, etc.

Ser voluntário, com e para eles, tem sido por isso uma aprendizagem diária

Tenho já comigo momentos inesquecíveis, que vou guardar bem dentro do meu coração, como um dia em que cheguei ao trabalho e um deles veio e disse com um grande sorriso:

"Lembras-te da matéria de francês que me ajudaste a estudar para o teste? Tive muito bom".

A sensação de conquista que se tem ao ouvir uma coisa destas é tremenda, mesmo daquelas coisas fortes que te fazem feliz subitamente

E a grande verdade é que eu não me lembro de algum dia ter-me sentido feliz por ir trabalhar, como sinto quando vou entrar neste Centro Educativo, e só isso será suficiente para justificar o quanto eu estou a gostar desta experiência.

E... é inevitável, fatal como o destino, não pensar que este projecto de facto tem um fim. Dura 10 meses. Já fiz 5. Estou a meio. E estou a fazer tudo, tudo, tudo, para o aproveitar ao máximo. 

Todos os dias tento guardar as minhas energias todas para aqueles miúdos e para as horas que passo com eles. É cansativo, por vezes são irrequietos, difíceis, complicados como qualquer criança, mas no fim das contas o resultado é sempre muito, mas mesmo muito positivo

Eu não podia ter tido um Projecto de voluntário melhor do que este. Não tenho qualquer dúvida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário