quinta-feira, 15 de setembro de 2016

DEIXA-ME SER: relação do livro com a Covilhã

Eu e duas grandes amigas fotografados na Ponte da Ribeira da Carpinteira (Agosto, 2014)

Sinopse:
"Aos 20 anos cheguei a casa e rebentei com as portas do armário, assumindo-me como homossexual à minha família. O meu pai não aceitou o que eu era.
Dois meses depois decidi que queria morrer. Mas nem a morte me quis ao seu lado.  Sobrevivi. Para reescrever a minha história.
E não parece, mas esta terminou bem.
Deixa-me ser é o livro biográfico que relata uma parte fulcral da minha vida, aquela me definiu para sempre.
Do preconceito ao suicídio, da violência ao afecto, do ódio à aceitação.
Este é o conto de como a homofobia pode matar. E de como numa longa noite escura o amor derrotou todos os medos.


Relação do livro com a cidade neve

Grande parte da acção do livro passa-se na Covilhã
Por ter estudado na Universidade da Beira Interior, esta cidade foi desde o primeiro instante um expandir de horizontes para mim. Isso é algo que está bastante implícito nos textos que escrevi. A Covilhã foi o lugar que mais me transformou, onde conheci algumas das pessoas mais importantes da minha vida, onde trabalhei também durante muito tempo, e não é de estranhar que esta esteja tão presente nesta obra. 
Sem querer estragar a surpresa de quem vai ler, posso apenas dizer que passei através da minha escrita todo o sentimento que me liga à cidade que, não sendo minha, me recebeu sempre como uma mãe acolheria um filho.

Daí nasceu um desejo de fazer a apresentação do livro na cidade neve. É o local perfeito e poderei assim fazer-lhe a minha derradeira homenagem. Acontecerá? 

Clicando aqui pode ler um pequeno excerto da obra que fala exactamente de algumas vivências nesta cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário