quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[ opinião - cinema ] Don't Breathe: Nem respires



"Três jovens ladrões decidem fazer um último trabalho juntos, num assalto à casa de um homem cego. Julgam ser o golpe mais simples que já fizeram. Mas estão enganados. O dono da casa esconde vários segredos e vai-se revelar um grande obstáculo para eles."

Don't Breathe é um filme tenso, do início ao fim, capaz de reverter e dar novas perspectivas ao género de terror em que se propõe inserir. 

A maior reviravolta está logo no personagem do homem que seria a vítima dos 3 ladrões e invasores, pois em vez de este ser a vítima que todos esperariam (por ser cego), apresenta-se logo como um personagem brutal e até maquiavélico (caberá a cada um decidir sobre isto).

A sua história e o motivo que leva os 3 jovens à sua casa são muito bem explorados e até aí há uma grande surpresa mais a meio do filme, que obviamente não vou revelar.

Este é sem dúvida um dos grandes filmes do ano passado, falando mesmo de qualquer género, o que só prova que a fórmula escolhida para nos contar esta história foi mais do que acertada. Esta baseia-se ao mesmo tempo em em hábitos clássicos do cinema de terror, sem mesmo assim deixar de tentar inovar na forma como nos causa estranheza, ansiedade e nervos com os seus planos e sonoplastia absolutamente bem pensados. 

Equipa técnica, realizador, produção e actores estão de parabéns pelo resultado final que atingiram, pois é evidente que houve aqui um esforço conjunto que nos conseguiu assim trazer um personagem arrepiante e assustador, quando todos esperávamos dele um ser frágil, alvo da nossa condescendência. 

Don't Breathe é um filme obrigatório para qualquer amante de cinema. 


Sem comentários:

Enviar um comentário