segunda-feira, 7 de setembro de 2015

10 coisas que quero fazer em Itália durante o meu SVE

Santa Maria del Fiore 

Falta exactamente 1 mês para começar a minha aventura do Serviço Voluntário Europeu em Forli (Itália). Em jeito de antecipação, aqui estão 10 coisas mais ou menos fúteis que quero fazer nos 10 meses que passarei em terras italianas.

1 - Subir ao cimo da Catedral de Santa Maria del Fiore (ou Duomo) em Firenze (Florença). Sim, subir mesmo lá ao topo e, quem sabe, tirar uma selfie para a posteridade. 

2 - Visitar o Castel Sant’Angelo e o Coliseu em Roma. Esta curiosidade surge talvez porque tenha lido já muitas histórias que se passaram nestes monumentos...



3 - Dar um mergulho no mar Adriático e outro no mar Mediterrâneo para possivelmente concluir que é exactamente a mesma coisa, ou não. O que quero dizer é que quero visitar os dois extremos, vá. 

4 - Visitar o Vaticano. Não por uma questão de fé, que não a tenho, mas por uma questão cultural e Histórica. Quero sentir aquele Poder ao vivo. Uhhhh...

5 - Este será provavelmente o mais fácil: comer pasta fresca, aos montes, e em vários sabores e feitios. 

6 - Visitar Veneza e conhecer a Basílica de São Marcos

7 - Ir a San Marino, que é um país muito pequeno que fica "dentro" ou pelo menos completamente envolto por Itália. Tenho curiosidade para saber se se notarão diferenças culturais.

8 - Esta, dada a grande distância do local onde vou estar, é provavelmente a mais difícil de conseguir, mas adorava viajar até ao vulcão Etna na Sicília. Não é impossível, ainda assim. 



9 - Ir até Pisa e não tirar uma daquelas fotos que toda a gente tira a segurar a torre. A sério, vou lá só mesmo para NÃO fazer isso e sentir-me diferente (ahah!!).

10 - E por fim, a que me vai dar mais trabalho, mas quero tornar-me um expert em cinema italiano. Não é que não tenha já visto muitos filmes italianos, mas quero aprender mais, descobrir mais e visitar locais de culto de filmagens de películas como Cinema Paradiso.

4 comentários:

  1. |||| Investido do querer é meio caminho para o êxito da tua proposta ||||

    ResponderEliminar
  2. «Ir até Pisa e não tirar uma daquelas fotos que toda a gente tira a segurar a torre. A sério, vou lá só mesmo para NÃO fazer isso e sentir-me diferente (ahah!!).»

    ...

    Talvez, afinal, esta seja uma coisa bem fútil. Talvez!... Em todo o caso, o importante, mais do que NÂO fazer isso, é a "diferença" que resulta da suposta futilidade de um acto tão simples quanto esse de ir até Pisa apenas porque sim.

    Ser-se voluntário é, se calhar, justificação suficiente para todas as futilidades. Para todas as diferenças!...

    ResponderEliminar
  3. A minha "peregrinação" anual a Itália está em tudo relacionada com o "Il Cinema Ritrovato", um festival de cinema restaurado, em Bologna, casa de uma das mais fabulosas Cinematecas mundiais.
    Fica a dica para o nº 10, ainda que o festival não seja só de cinema italiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, Helder! Espero conseguir ir lá, porque estou a viver mesmo perto de Bologna. :)

      Eliminar