sexta-feira, 16 de junho de 2017

19 dias a viver na Sardenha: primeiras impressões




O primeiro impacto aconteceu quando ainda estava a sobrevoar a ilha nos momentos que antecederam a minha aterragem no aeroporto de Cagliari.
Já com os pés assentes em solo italiano, dei por mim envolvido na emoção de regressar a um país que me roubou o coração no ano passado.
Sabia de antemão que este regresso e esta nova experiência seriam diferentes de tudo o que já tinha vivido aqui.

E essa diferença começa logo num factor físico ou geográfico,  pelo facto de estar na Sardenha,  uma ilha que em tudo é diferente daquilo que conheci em Itália  (continente).

Neste post não falarei do trabalho que estou a desenvolver e vou antes concentrar-me na natureza que aqui encontrei.

Praia Le Dune

Praia Le Dune.


Sem rodeios. De tudo o que vi nestes 19 dias e considerando que talvez tenho visto uns 5% da ilha (é enorme), posso afirmar que a beleza das paisagens sardas é algo que não tem comparação.

Das praias com água cristalina às montanhas que rodeiam a costa, onde se esconde o Sol ao fim da tarde, não há um único canto que não te deixe rendido. O verde contrasta com o azul claro do mar e estares a relaxar num banho na praia Sul Giudeu enquanto observas os montes altos que se estendem ilha adentro é uma sensação indescritível. Mas há mais. Caminhando para fora da areia branca, em direcção ao verde, encontra-se uma lagoa grande com flamingos. É difícil explicar e nem há fotos que lhe façam justiça,  mas vou tentar: a lagoa e o mar estão separados pelo areal numa pequena distância de 500 metros. Do mar vê-se a lagoa e da lagoa vê-se o mar. É absolutamente arrasador.

Algumas fotos da praia Sul Giudeu, na localidade de Domus Maria, Chia.



A lagoa!





Por curiosidade esta foi eleita a praia mais bonita de Itália no ano passado. E percebe-se exactamente porquê quando ali se chega.

Eu emocionei-me e rendi-me.

Toda a tranquilidade estava ali.

1 comentário:

  1. Uau! :-)
    Só pelas fotos está tudo dito.
    É bom saber que existem minúsculos recantos e encantos para a nossa vista se deliciar e os sentidos sentir...
    Abraço

    ResponderEliminar