domingo, 17 de dezembro de 2017

O ano em viagens ou o Menu Vegetariano noutras partes do mundo

imagem: besthealthmag.ca

Quando vais viajar para um lugar fora da tua zona de conforto tens que pensar em montes de coisas, que vão de aspectos básicos da cultura às trocas de moeda ou timezone. Quando és vegetariano ou vegan, ou quando tens uma opção alimentar diferente da norma, isso ainda te acrescenta algo mais em que pensar. 

Neste ano, por razões de lazer e sobretudo de trabalho, tive que viajar muito mais do que o habitual. E antes de todas as viagens receei ter que submeter-me ao consumo da carne, porque estava já a tentar convencer-me de que nem sempre teria uma opção vegetariana no menu dos locais por onde ia passar. Mas a grande surpresa é que nunca tive que abdicar dos meus hábitos e isso foi uma saborosa conquista. É essa alegria que venho partilhar hoje.

Em espécie de retrospectiva vou passar novamente por todos os lugares e contar detalhes dessa aventura que é manteres-te fiel aos teus princípios independentemente das condições ou pratos que te rodeiam.



imagem: pixabay


1) Itália

O ano começou com um regresso ao país onde já tinha vivido quase 1 ano. Aqui já estava bem à vontade, pois sei que Itália está um bocadinho à frente no que toca a variedade de opções veggie e vegan. A maior dificuldade aqui foi que estava a viajar e iria partilhar casa durante 5 dias com amigos que comem tudo (como eu gosto de dizer). Mas combinamos que eu trataria das minhas refeições e foi fácil porque no supermercado encontrei sempre produtos óptimos para mim. No momento da refeição torna-se sempre um bocado estranho eu estar a comer algo completamente diferente "à parte" mas com o tempo vai se tornando um hábito. No que toca aos restaurantes estava super à vontade porque bastava pedir uma pizza napoletana ou uma pasta al pesto e estava safo. É engraçado notar que a base da comida tradicional italiana é em grande parte vegetariana (mesmo sem querer). E não terá sido por acaso que foi neste país, algum tempo atrás, que comecei a dar os meus primeiros passos em direcção ao vegetarianismo.... mas isso é uma história para outro post. 



imagem: pixabay


2) Espanha (Barcelona)
Sendo uma cidade mega turística e muito aberta nem esperava nenhuma dificuldade maior, visto que já imaginava que encontraria muitos restaurantes com opções veggie/vegan. E assim foi. Sou terrível a lembrar-me dos nomes dos sítios, tenho que começar a anotar, mas trouxe comigo o cartão do restaurante de tapas Txapela, mesmo no centro da cidade. E este posso recomendar porque tem opções vegetarianas e adorei. Aqui o mais engraçado foi que fiquei em casa de uma amiga que já não via há cerca de 1 ano e no entretanto eu tinha feito esta mudança alimentar sem que alguma vez tivesse surgido em conversa durante esse tempo. Contar-lhe que tinha feito essa opção foi quase como fazer um coming out... a sério que já não me lembrava que era assim tão complicado explicar os porquês. O mais irónico é que ela tinha à minha espera um grande chorizo español típico da sua região. E adivinhem quem não o comeu... :P


3) ilha da Sardenha (Itália)
Aqui o meu maior medo foi este: ia em trabalho durante 4 meses e não teria acesso a uma cozinha, todas as minhas refeições seriam feitas numa cantina onde alguém iria cozinhar para mim. Mesmo estando já bastante à vontade em Itália, temi que na cantina não houvesse muita escolha de ingredientes ou pratos. Imaginem que só havia 1 prato diário e era carne, por exemplo. Já me estava a preparar para o pior, porque ali ou comia na cantina ou não comia. E ainda por cima o meu trabalho seria muito puxado a nível físico! E... o local era completamente isolado de tudo, longe da cidade ou supermercados.  Mas... no meu primeiro dia pude logo respirar de alívio, pois tínhamos muitas opções. Basicamente cada um fazia o seu prato de uma vasta escolha de ingredientes, legumes, etc. E mesmo quando havia lasagna de carne, havia sempre um pouco de pasta sem nada à qual podias juntar os vegetais que quisesses ou aquele fantástico molho de tomate e manjericão. Hmm, saudades! Melhor ainda? Descobri depois que perto do local de trabalho havia um pequeno bar que fazia panini e tinha uma sandes completamente vegan. Como referi anteriormente, este trabalho exigia muito do meu corpo. Eram muitas horas seguidas a caminhar debaixo do sol ou a nadar na praia/piscina. E à noite fazíamos espectáculos que envolviam muita dança ou pegar em pesos. Ao início tivemos longas horas de ensaios que só aumentavam o cansaço. Só para salientar que nunca me senti mais fraco ou menos preparado do que todos os meus colegas que comiam tudo... e que inclusivamente chegaram a dizer-me que, não comendo carne, etc, iria ser difícil para mim aguentar o esforço. Ironicamente fui dos poucos que nunca teve uma 'baixa' devido ao desgaste, só mesmo para recalcar as ideias erradas desses preconceitos contra quem, na visão comum, "não come bem". BAM!



4) Marrocos
Desconhecendo completamente os hábitos alimentares de Marrocos, para além do básico que ia lendo na net, fiquei muito surpreendido quando voltei a casa com mais uma vitória. Uma semana neste país africano e nem um sacrifício animal teve de ser feito (da minha parte). Fiquei com base em Marraquexe, muito turística, por isso aqui todos os locais tinham sempre uma opção de cuscus ou Tajine (a foto de cima) só com vegetais. Pelo que percebi o mais normal para eles seria comer com frango, porque era a opção que tinha sempre mais destaque, mas fiquei contente de saber que não eram muito rígidos nisso. O único senão foi que em muitos sítios basicamente o que faziam era não confeccionar o prato com a carne e davam-nos só os vegetais que iriam acompanhar (não duvido que em alguns sítios talvez fosse tudo cozinhado junto mas... não tendo outra opção, que mais poderia fazer?). E não é que fosse totalmente mau mas, para uma estadia prolongada, comer sempre a mesma base de vegetais poderia tornar-se numa falta de nutrientes. O melhor momento foi mesmo quando fui dormir ao deserto e ao chegar o nosso guia perguntou se havia algum vegetariano. Na compra da viagem dizia que não tinha essa opção no menu mas afinal... :D Por curiosidade, daquele grupo de umas vinte pessoas... eu era o único vegetariano e o tajine que comi lá acabou por ser um dos melhores. Tinha muita variedade de legumes e era muito saboroso! Fiquei completamente fã. No que diz respeito à cultura ocidental (a nossa, yay!) posso confessar que fui numa das noites experimentar uma hamburgueria em Marraquexe e acabei por comer o melhor hamburguer vegan da minha vida. Beats Burger era o nome do local e este não esqueço porque marcou-me mesmo.



comida vegan congelada (melhor que nada, certo?). Imagem: veganoo.net

5) Reino Unido
Não preciso sequer de referir em detalhe quão à frente estão no que diz respeito a opções veggie nos restaurantes, supermercados, etc. Mas aqui neste caso do Reino Unido a maior dificuldade é que ia em trabalho (parecendo que não isto exige-te sempre mais energia, não é?) e novamente não iria ter um sítio onde cozinhar. Eu amo cozinhar e sentir-me à vontade com as minhas coisas só que aqui a única opção do nosso hotel era uma sala comum onde tinham uns microondas para aquecermos comida. Só esta parte do microondas e de saber que só poderia comer comida pré-feita já era suficiente para me causar náuseas, mas a minha dúvida era se seria fácil encontrar variedade no supermercado (tinha que tirar desta conta todos os alimentos que teriam de ser realmente cozinhados). Não foi um grande problema e lá me convenci que eram só umas semanas e depois regressaria à minha comidinha habitual. Mesmo assim nunca tive que abdicar das minhas escolhas. E... gente... eu quero ir viver para o Reino Unido porque têm tantos produtos veggie e tão acessíveis em termos de preço! Parecia-me impossível acreditar nisso, pois esperava que devido ao nível de vida tudo neste quadro fosse mais caro por lá, mas afinal não. It was paradise!


O que posso concluir é que felizmente é cada vez mais fácil não termos que abdicar das nossas convicções, mesmo quando isso significa termos que fazer mais algum esforço ou procuras infinitas pelas recomendações do tripadvisor com a tag "vegetarian" ou "vegan". 

Mas assim até tem outro sabor. E que o ano que vem seja só para melhorar. 

A luta continua. :)  

Sem comentários:

Enviar um comentário