quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

TOP 10: os meus filmes favoritos de 2017


Um ano com muita variedade de estilos!


Sem mais demoras, os meus 10 filmes favoritos de 2017 foram...


10 - Mother! (Mãe!) 



Controverso, traz-nos mais questões do que respostas, mas "Mother" é fantástico e roça a perfeição em muitos momentos. Jennifer Lawrence tem aqui a melhor prestação da sua carreira como actriz. Pode não ser um filme fácil de ver, obriga-nos a ter muita atenção a tudo, e pode até ter algumas falhas, mas é um dos melhores dentro do seu género. 


9 - Wonder Woman (Mulher-Maravilha)


Este foi daqueles que cresceu em mim. Na primeira visualização achei-o muito bom, mas foi com o tempo que fui percebendo quanto tinha sido inovador. Não só porque tem uma super-heroína como protagonista, mas porque até dentro das cenas de acção há algo que não tínhamos visto antes. Para além disso, questões sociais, que vão para lá do conflito bem vs mal, estão muito presentes na visão da realizadora, tornando Diana Prince mais humana do que a deusa amazona que ela é, colocando-a perfeitamente no plano das nossas fraquezas como talvez nenhum filme de super-heróis conseguiu antes.


8 - IT (A Coisa)



Com um cast surpreendente, se pensarmos que 90% do filme dependeu de actores muito novos, IT é um dos melhores filmes de sempre... em qualquer género. Os medos dos protagonistas (e os nossos próprios medos) são explorados perfeitamente ao longo da trama que, mesmo ultrapassando o esperado de uma duração de um filme de terrror, nunca se torna cansativo. É exactamente o tempo dado a desenvolver cada personagem que faz deste um filme obrigatório e uma das maiores surpresas do ano.


7 - Blade Runner 2049



Sendo eu um fã de ficção ciéntifica e distopias, não podia deixar de incluir este filme no meu TOP do ano. Blade Runner 2049 elevou a fasquia para futuros filmes do género, sob a brilhante direcção do realizador Denis Villeneuve que já nos tinha trazido em 2016 outra pérola da ficção científica com Arrival: O Primeiro Encontro. A mestria na criação de um ambiente tão credível quanto imaginativo está todo lá, novamente.



6 - Lady Bird 




Tratando das dificuldades que filhos e pais têm em compreender-se, principalmente no período de adolescência dos primeiros, Lady Bird é verdadeiramente um profundo ensaio sobre as relações humanas e o crescimento para além das nossas zonas de conforto e de todas as dúvidas e anseios que isso nos traz. Magnificamente bem filmado, captando toda a essência do início dos anos 2000, Lady Bird é lindo do início ao fim, mesmo quando nos mostra os lados mais feios da vida, como a depressão e a exclusão social.



5 - Il padre d'Italia (O pai de Itália)



Mia está grávida quando inesperadamente conhece Paolo, um jovem adulto tímido e perdido na vida. Percorrendo Itália de norte a sul, os dois seguem numa viagem em busca do pai da criança. Apresentando-se como um típico "road movie", Il Padre d'Italia surpreende-nos com questões muito pertinentes sobre a parentalidade, o amor, a adopção e a perseguição dos sonhos. Muito bem filmado, carregado de sentimento, absolutamente tocante.



4 - Call me by your name (Chama-me pelo teu nome)



É em todos os aspectos um dos filmes mais bonitos do ano. Situado na Itália dos anos 80, Call me by your name explora toda complexidade da descoberta do primeiro amor e da sexualidade. Tem, a meu ver, uma das cenas mais simples mas mais cruas e tocantes do cinema, que envolve um pai e um filho que conversam naturalmente num sofá. Fiquei dias e dias a pensar nisso. Pouco recomendável ou muito recomendável (depende) a pessoas sensíveis. Mas não se pode dizer porquê. 


3 - Get out (Foge)


Absolutamente a maior surpresa do ano. Get out será um filme de terror, de humor negro (ai!) ou simplesmente um tipo de documentário de crítica social? Ainda hoje não sei. Só sei que fui surpreendido do início ao fim com um argumento que criou metáforas perfeitas, mesmo que exageradas, sobre o racismo e tudo o que de mal vem daí. Genial, simplesmente genial, e com uma das reviravoltas mais inesperadas do cinema...


2 - Dunkirk


Quem já está habituado aos filmes do Christopher Nolan, sabe que há sempre algo escondido nas suas narrativas, talvez na forma de as contar (muitas vezes invertendo métodos clássicos de o fazer). Não se pode falar muito de Dunkirk sem estragar a forma como Nolan quis provocar a nossa atenção desta vez, mas vou só dizer que ia com expectativas para este filme e estas foram completamente superadas. O seu guião é forte, a sua realização é pesada, o seu ritmo é claustrofóbico, trazendo assim ao género dos filmes de guerra algo inovador e que não nos largará durante muito tempo. Nolan tem que, finalmente, vencer o Oscar de Melhor Realizador! É inquestionável.


1 - Logan



Acho que 2017 foi um dos anos cinematográficos em que vi mais géneros serem invertidos ou misturados para nos surpreenderem. Logan é Wolverine. O Wolverine faz parte dos X-men. E por isso este é um filme de super-heróis (ou de um anti-herói, pelo menos). Certo? Talvez não. Se virmos melhor, não será antes um filme western? Ou não é simplesmente o drama de um homem que só quer deixar este mundo e morrer...? Seja o que for, Logan foi o meu favorito deste ano. Hugh Jackman despediu-se do seu personagem em grande, com um guião de qualidade que há muito merecia e nunca teve. Levantando questões sobre a complexidade humana, sobre o direito de desistir, sobre a dor de existir, este é um daqueles casos em que o herói saltou barreiras e destruiu todos os preconceitos associados aos filmes de acção que nos últimos anos se tornaram imensos sucessos de bilheteira. Este não é o herói de que estás à espera. É muito, muito mais do que isso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário