sexta-feira, 29 de abril de 2016

MARVEL - os meus 9 favoritos da Casa das Ideias



Em grande antecipação para o filme Captain America: Civil War, lancei-me ao difícil desafio de escolher os meus produtos favoritos de entre todos aqueles que a MARVEL já lançou em vários média (livros, cinema, TV, jogos, etc). Devo acrescentar algo. Em termos de grupo, os X-men sempre foram os meus favoritos. Tanto nos livros, como na TV, como no cinema. Quanto a um personagem solo, o Spiderman sempre foi e sempre será o meu preferido. Mas forcei-me a olhar para além desses dois gigantes e acabei por perceber que amo tanto esta Editora. 

Bem... vamos ao que interessa! :D 

(a ordem não é de preferência. E não incluí aqui o Civil War porque nem preciso de o fazer.) 





1 - X-men: A saga da Fénix Negra. Poucos comics da Marvel poderão competir com a complexidade e emoção presentes nesta saga que redefiniu a própria forma de contar histórias dentro desta Editora. 



2 - Capitão América: O Soldado do Inverno. É o meu segundo filme favorito de todos aqueles que a Marvel (incluíndo os da Fox) já lançou. E se me dissessem que eu gostaria assim tanto deste filme, eu ficaria incrédulo. Foi assim que saí da sala de cinema. Incrédulo e rendido.



3 - Daredevil (Netflix). Já o escrevi aqui antes no blog. Daredevil é um arraso do início ao fim, que melhora a cada episódio (da primeira à segunda temporada). É outro nível da TV e do universo (bastante povoado) dos super-heróis.


4 - Dinastia de M. Depois do próprio Guerra Civil, em termos de sagas que juntam todo o universo Marvel, este é o meu favorito. Apresenta-nos um mundo distópico absolutamente brilhante e uma arte que dispensa apresentações. 


5 - Spiderman: Azul. Mas os heróis também brilham a solo. E este é definitivamente o meu livro favorito de todo o universo Marvel. Neste comic existem tantos sentimentos do Peter Parker tão complexos e profundos, que nunca foram transpostos para outros meios (como o cinema...). Obrigatório ler.





6 - X-men: animated series. Eu cresci nos anos 90. Via isto todos os sábados. Não perdia um episódio. E é até hoje a minha animação preferida da Marvel. Só de ouvir a música daquela intro... fico arrepiado.


7 - X-men: Dias de um Futuro Esquecido. É o meu filme favorito baseado no universo Marvel. Ponto. Este filme trouxe-me a história dos X-men pela qual eu ansiava há muito tempo por ver no cinema. Épico a todos os pontos.





8 - Guardiões da Galáxia. Diferente. Divertido! Este chegou, arrasou sem avisar  e tornou-se num dos melhores filmes que a ficção científica já viu. E depois disso tudo, claro, uma das melhores ideias da Marvel no que toca a adaptações dos seus comics ao cinema. 






9 - Iron Man. Longe vai o ano de 2008. Muitos filmes já foram lançados, mas não poderia esquecer aquele que foi realmente o primeiro filme da Marvel do qual gostei mesmo, mas mesmo muito a sério. Eu tinha gostado dos primeiros X-men, mas não tinha amado, para ser sincero. Com os Spiderman tinha acontecido o mesmo (meh!). E este Iron Man apanhou-me completamente de surpresa. Hoje ao revê-lo, depois de tanta evolução dentro deste catálogo da Editora, pode parecer-te um filme banal dentro do género. Mas na altura foi revolucionário (com conta e medida, certo!), abrindo assim portas para todo o universo interligado que a Marvel tem vindo a criar no cinema. 


Sem comentários:

Enviar um comentário