terça-feira, 24 de maio de 2016

Deixa-me ser - excerto do livro #2



Pequeno excerto da Capítulo 2 do livro Deixa-me ser, que conta toda a história do meu coming out.


"2007, Março

       A partir de certa altura o quarto da minha irmã revelou-se para mim como o espaço mais acolhedor da nossa casa.
     Ali eu não tinha sombras de memórias negras que me atormentassem, nem as paredes pareciam tão fechadas sobre mim. (...)
      Das quatro pessoas da família que viviam comigo ali, só a minha irmã não tinha sido ainda confrontada directamente com a situação que vinha a acontecer há vários meses. Mais um motivo para eu me sentir ali mais seguro, isento de qualquer julgamento.
     O que me afastou de uns aproximou-me então dela, abrindo espaço para algumas confidências. Não o disse de rompante, mas fui aproveitando vários momentos de filmes e séries, que passámos a ver juntos, para fazer comentários sobre a beleza deste ou daquele rapaz. Nem sabia se ela levava a sério, mas também não interessava, desde que eu sentisse liberdade suficiente para dizer como era atraente o protagonista de uma história que partilhássemos. E como era bonito eu ali a declarar aquilo assim, sem que ela perguntasse porque o dizia. Às vezes ria, às vezes franzia o sobrolho e olhava-me de lado. Talvez discordasse dos meus gostos, talvez achasse estranho. Mas nunca pediu que me calasse. Nunca pediu que eu fosse de outra maneira.

      Isso chegou sempre para me resguardar ali com ela. E desse resguardo nasceu uma cumplicidade inesperadamente verdadeira (...)."



Sem comentários:

Enviar um comentário