segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O que tenho feito como voluntário

Já vos falei da cidade de Forlì, já vos mostrei o passeio que fiz a San Marino, mas faltava-me contar-vos aquilo que faço realmente como voluntário aqui.

Equipa do Centro Educativo.

Estou incluído no projecto da Villa Gesuita, um Centro Educativo para onde as crianças vão no fim da escola. Temos crianças dos 6 aos 14/15 anos e a função principal dos educadores é ajudar com os trabalhos de casa, mas não só. Todos os dias, no fim de feitos os trabalhos de casa, há várias actividades, como dança, jogos, receitas fáceis na cozinha, etc. 

Laboratório de cozinha, onde fizemos bolos de Halloween com os mais pequenos.

Por agora tenho apoiado os educadores com os mais novos, estando a ajudar sobretudo no inglês e matemática básica (porque são as disciplinas que não exigem tanto que eu domine o italiano)

Mas estas crianças são especiais, pois vêm sobretudo de contextos sociais e familiares... difíceis. E alguns dos meninos têm necessidades especiais a nível do ensino também. Em breve o Centro irá receber também crianças que têm deficiências médias. E esse será outro grande desafio.

Matemática em italiano. Fácil.
English? Italiano? Va bene! 

E o que posso dizer para já é que estou a adorar. Aprende-se muito com estas crianças, mas muito mesmo. E sinto que são eles que estão a ensinar-me. No meu primeiro dia ali, um dos rapazes mais novos percebeu que eu não percebia nada de italiano e fez um esforço: enquanto ele escrevia os seus deveres, lia sempre em voz alta e explicava-me o significado de cada palavra. E ninguém lhe pediu para o fazer.

Não há dinheiro no mundo que possa pagar um momento assim. Simplesmente não há. E é por isso que trabalhar com crianças é tão recompensador. 

Vou quase sempre nesta bicicleta para o trabalho, excepto quando está a chover, nesse caso apanho um autocarro. Este é um parque mesmo ao lado do Centro (a bicicleta foi-me oferecida pelo Centro, para as minhas deslocações pela cidade. Sim, vão ser 10 meses sem conduzir. Já imaginaram?).

O Centro. Uma mansão do século XVII, que tem um jardim encantador. A sério... é LINDO!

Para além de ajudar directamente nos deveres, há depois outros trabalhos pequenos, como preparar o lanche, arrumar e limpar a cozinha no fim, etc.

Não posso colocar aqui fotografias dos meninos, por razões óbvias. Mas ficam algumas fotos para terem uma ideia do local e das actividades. 

E irei escrevendo mais sobre esta experiência.

Uma menina pintou este desenho e veio a correr mostrar-me. Não é brutal? :D

1 comentário: