domingo, 18 de outubro de 2015

San Marino: crónicas de gelo e fogo

San Marino é uma pequena República, um micro país envolto pela Itália. E fazia parte das "10 coisas que quero fazer em Itália durante o meu SVE", conforme escrevi aqui. Bem... agora já só me faltam 9, pois visitei San Marino ontem. Os textos seguintes são apontamentos que fui escrevendo ontem, no bloco de notas, durante esta fantástica visita a um país muito pequeno em tamanho mas muito grande em beleza.


Sem palavras. 

"17/10/2015 - 9:55h 
Estou a escrever no comboio, a caminho de Rimini. Vou realizar um dos meus desejos do TOP 10. Conto mais tarde.

11:04h
Já estou no autocarro (BUS) para San Marino, que apanhei em Rimini. O BUS está sobrelotado, não há lugares e vou em pé agora, pois estava sentado nas escadas mas cedi o meu lugar a uma senhora que vinha do mercado da cidade carregada de sacos. Estão mais umas 10 pessoas em pé. Isto não é ilegal?Seguro é que não é de certeza.


Sentados no chão do BUS.
Um museu assustador.


14:09h
San Marino é tão bonito. De verdade. Começando na paisagem que se vê daqui de cima, passando pelos monumentos Históricos e terminando no que se sente quando se caminha e sobe pelas pequenas ruas que nos levam pela cidade. Valeu a pena vir. E espero regressar. Agora vou continuar a visita.



As ruas da cidade estavam apinhadas de gente. E percebe-se porquê. É um destino turístico de excelência.

Tirámos muitas fotos, pois todos os locais pareciam exigir uma fotografia digna! 

Lindo, apenas LINDO!

14:18h

Subindo ao topo da montanha, numa das torres, é possível ver ao longe o mar Adriático. Não tenho mais palavras. Só estando lá se consegue entender a sensação!


Westeros na vida real seria algo assim. 

16:13h
Espanta-me que a produção de Game of Thrones não tenha decidido gravar para a série aqui, pois tudo exalta e respira o ambiente do fantástico, de algum conto de rainhas e dragões. San Marino é inesquecível desde o primeiro momento em que os nossos olhos encontram as suas torres e muralhas. 



Uma das ruas principais da cidade.
Um passeio pelo bosque...


16:50h
Percorrer o caminho que se traça pelo bosque do monte Titano é uma experiência única, que só os cinco sentidos poderão descrever ao máximo. Aqui sente-se a beleza do Outono no seu expoente máximo. Encontrar uma torre, um miradouro com vista para o mar, uma árvore centenária... são apenas alguns dos pormenores que acrescentam muito a este passeio. Lugar de serenidade, natureza e inspiração vibrantes.



Fim de tarde em San Marino. Esta foto foi captada com o telemóvel. Imaginem se tivesse uma máquina das boas...



Isto é "apenas" a Igreja local... mais palavras para quê?

 Nem as fotografias nem as palavras fazem justiça à beleza desta pequena fantástica República. É preciso ir lá para viver o local. É preciso entrar num restaurante e comer uma pizza tradicional, entrar num bar e beber um café local bem forte, sentir os sabores, os cheiros, as pessoas. E foi exactamente o que fiz. Como se vê pelas imagens que publiquei, San Marino tem muitos contrastes. Caminhámos muito a pé, alguns km, e dá para perceber que passámos por sítios completamente diferentes uns dos outros. E é por isso que esta é uma viagem obrigatória para qualquer pessoa que se digne a gostar de um local histórico repleto de pormenores e detalhes que surpreendem todos os sentidos. Espero voltar, pois sei que ainda tenho muito para descobrir ali.


Grupo que foi nesta viagem. Somos todos voluntários em Forlì (em diferentes projectos). Só nestas fotos temos pessoas de Portugal, Rússia, Espanha, Polónia e Argentina/Itália... imaginem a mistura cultural que aqui vai. :) 




Sem comentários:

Enviar um comentário