domingo, 11 de outubro de 2015

SVE: primeiros dias em Itália



Este é o meu primeiro post aqui em Itália e vou aproveitar para dar as minhas primeiras impressões desde que cheguei e também para responder a algumas questões que algumas pessoas têm colocado.

Forlì - a cidade que me acolheu é aquilo a que os italianos (e a maioria dos europeus) chamam uma cidade pequena. Mas comparando à realidade portuguesa das cidades pequenas, esta é uma cidade com muita vida, com muitas atracções turísticas, lojas, teatros, cinemas, bares, cafés, etc. Vivem aqui cerca de 110 mil pessoas. Dá para entender melhor? Forlì tem um centro histórico mesmo muito bonito. A sério. Só indo lá para ver!


Piazza Aurelio Saffi - centro da cidade.

Pessoas - Ok, eu não conhecia ninguém aqui. Ninguém. Mas fui recebido de uma forma muito calorosa e colocaram-me logo à vontade. Vivo num apartamento com uma rapariga espanhola, outra da Roménia e um rapaz espanhol (da Galiza, que nós dizemos sempre como piada que não é Espanha! E não é, certo?).
Aqui toda a gente anda de bicicleta. E o Centro deu-me esta para eu andar pela cidade. 

Língua - percebi que se os italianos falarem mesmo devagar consigo perceber quase tudo. Mas a minha língua oficial tem sido o inglês (e ainda estou a aprender o italiano). Tivemos uma welcoming party aqui em casa e tive que falar tantas línguas ao mesmo tempo que o meu cérebro ficou confuso (tínhamos pessoas de França, Rússia, Polónia, Itália, Espanha...). Já quase nem sei pensar em português. Mas isto é muito bom, porque vou aprender muito assim. Ah! Também já provei vinho italiano (do barato, mas não interessa). É bom e dolce, não muito forte. 



Isto é o que acontece quando bebes demasiado lambrusco na welcoming party. Não, a sério. Nós estávamos bem. :) 

Muitas pessoas têm perguntado se acho que o nível de vida é muito caro. E surpreendentemente não é muito caro em comparação com Portugal. Claro que há produtos mais caros no supermercado, mas também há outros mais baratos. E como estamos no país da pasta, comprar meio quilo de esparguete é mesmo MUITO barato (por exemplo). Algo que achei brutal foi que indo comprar fruta ao mercado a diferença de preços é absurda, com preços muito mais baixos do que nos supermercados. Vou dar um exemplo prático que aconteceu comigo: comprei 5 bananas, 4 pêssegos e 2 maçãs só por 1,50€ TUDO! Sim, é verdade. Agora, enquanto esperam pelo outro post onde irei falar do que já fiz como voluntário, vou deixar-vos a pensar que o ordenado mínimo italiano é o dobro do nosso, e é só fazer as contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário