sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

[ OPINIÃO ] The Gift: O Presente



"Simon e Robyn casaram há pouco tempo e estão muito felizes até ao dia em que ele reencontra Gordo, um antigo colega de escola. Um segredo do passado dos dois vem à tona e Robyn sente-se cada vez mais insegura perto do seu companheiro."

The Gift é um thriller psicológico dos pesados. É um filme sobre bullies, vítimas e agressores. Não tem gore nem violência, por isso não é bom para quem o vai ver à espera disso. É um daqueles filmes que vive só dos personagens (e do enredo, claro). Eu vi-o sem saber muito... e agradeço-me por isso. Explicar por que é tão forte é impossível sem fazer spoilers. Mas vou tentar desta forma. Desde o início que sabemos quem é o sociopata da estória. A meio do filme eu comecei a sentir EMPATIA por ele. Senti-me mal. Afinal porque haveria eu de estar do lado de um sociopata? Quando perto do fim se descobre mais sobre ele, percebi de imediato porque tinha sentido isso. E foi a - ma -zing! O filme jogou com os meus sentimentos de uma forma brutal. E depois deixa no ar a dúvida, o desconforto, sobre quem são realmente os sociopatas desta sociedade em que... vivemos? Preciso urgentemente de discutir isto tudo com alguém que já o tenha visto. Por isso, se ainda não viste, faz-me esse favor. 

No fundo é um filme brilhante que levanta muitas questões sobre os nossos papéis na sociedade, sobre como as nossas decisões afectam e muito as vidas de outros e sobre a manipulação das ideias, informações e boatos que se espalham (que espalhamos?) ao nosso redor.

Vai directo para a minha lista de melhores filmes de 2015.






Sem comentários:

Enviar um comentário