quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

3 meses em Itália. 3 meses como voluntário.


Na praia em Cesenatico, um local que me emocionou de tão mágico...
vejam só este mar tão calmo, tão sereno...

Já há algum tempo que não escrevo sobre o meu projecto de voluntariado aqui em Itália. Ou pelo menos não tenho escrito aqui no blog, pois tenho feito alguns apontamentos num bloco de notas que anda (quase) sempre comigo.

Mas passaram-se 3 meses desde que aqui cheguei e parece-me uma boa altura para vos actualizar.

Agora sinto que cheguei mesmo àquela fase em que sei que estou verdadeiramente aqui. No início era muita 'confusão'... com uma língua completamente nova, pessoas e lugares novos, enfim... era tudo novo. Agora sinto que já domino a língua facilmente. E já não sinto aquele cansaço inicial de quando queria dizer algo e não sabia como. 

Mesmo assim há sempre coisas que nunca se conseguem dizer sem ser na tua língua mãe, nem em inglês, nem em italiano te sai algo semelhante. Parecendo que não, isso ao início tornava-se muito desgastante. Mas quando estás à vontade para ter uma conversa decente, sentes que o mundo é teu.

E é o que sinto neste momento. Sinto também que estou aqui por uma razão muito especial. Acrescento que não podia ter tido mais sorte com o meu projecto. Como já contei antes aqui , sou voluntário num Centro Educativo com crianças. E acreditem que tem sido um desafio brutal, mas que estou a amar verdadeiramente. Em 3 meses, somando o ter que lidar com a saudade, eu já aprendi muito e cresci tanto, mas tanto. Os meus pais vieram visitar-me a Roma nesta passagem de ano e até eles perceberam que eu estava... diferente, mais forte e... feliz. :)

Jardim do Centro Educativo. Lindo, não? É um lugar fantástico, verdadeiramente. 

Hoje penso no Filipe que apanhou aquele avião no aeroporto em Lisboa e já não o reconheço. A verdade é que esse Filipe evoluiu mais em 3 meses do que em muitos outros anos na vida. As condições assim obrigam, e ainda bem. Claro que viver tantas coisas novas em tão pouco tempo pode tornar-se cansativo, mas eu sou de ir à luta, e tenho tirado tudo muito, muito positivo desta experiência. Tenho conhecido pessoas de todas as partes do mundo, indo de encontro a muitas culturas e costumes.

E o mais importante de tudo: nunca me senti tão bem ao ir para um trabalho. Há muito tempo que não sentia esta vontade assim. E é daí que tiro a Força para aguentar a falta que sinto da família, amigos, das minhas coisas...

Mas são aquelas crianças, tão especiais e únicas, que despertam isto em mim. 

Dois dias por semana estou a auxiliar com os trabalhos de casa especificamente dois rapazes que fazem parte do grupo de crianças que têm deficiências, desde "simples" atrasos na aprendizagem ao autismo, passando por muitas outras patologias. E é aí que está o grande desafio dos meus dias. Com eles todos os dias existem novas conquistas, todos os dias procurámos novas formas de os ajudar. Mas eles também me ajudam e muito. Recebo muito carinho, e muita felicidade quando juntos conseguimos concluir bem alguma tarefa. É uma luta constante, que me completa como ser humano. É aquilo que me trouxe aqui.

Tenho já muitos momentos que guardarei sempre na memória com muito carinho. Por exemplo, num dia cheguei ao trabalho e um dos meninos do Centro veio procurar-me e perguntou-me "Podes ajudar-me com o inglês?". Pode parecer uma questão simples, mas para fim foi algo que me deu mais uma razão para aqui estar. O simples facto de saber que precisam de mim, que sou útil, que sou valorizado... é algo que está noutro nível da vida, onde eu nunca tinha estado antes. Acho que o ser voluntário será isso mesmo.

Bonecos de neve que fizemos numa actividade com os bambini. São feitos de queijo... tão bom!! :D

É difícil explicar assim por palavras, sem que vocês estejam lá para ver e viver comigo. E mesmo antes de eu fazer isto, falei com algumas pessoas que já tinham feito antes, e que também tentaram explicar-me a sensação... mas de facto só estando lá é que se consegue perceber em pequenos gestos, em simples palavras, como estamos a tocar aquelas vidas. Às vezes basta um olhar, um sorriso terno, e tudo faz mais sentido.

E principalmente para mim, que sou muito sensível a certas questões, tem sido uma experiência mesmo emocionante. Sei que ainda falta muito para acabar, mas já tenho a certeza de que um dia sentirei muitas saudades disto.

Para além do trabalho como voluntário, tenho passeado muito (se têm acompanhado a página no FB ou instagram, já sabem como). Mas fui a Roma (já 2 vezes), Ravenna, Firenze, Cesenatico... e tenho conhecido lugares absolutamente lindos e inspiradores. Apaixonei-me completamente por Firenze! Completamente!

No topo do Duomo em Firenze (Florença). A cidade do Renascimento é simplesmente de se apaixonar. Devia ser proibido vir a Itália e não ir lá.  


Isso de passear muito também faz parte da minha vida aqui e estou a explorar Itália ao máximo, pois é um país que tem muita História. 

É um país onde eu estou agora a escrever a minha nova estória. 


"E gli anni passano e non ci cambiano,
davvero trovi che sia diverso?
Guardami in faccia i miei occhi parlano
e tu dovresti ascoltarli un po' più spesso"

Sem comentários:

Enviar um comentário