quinta-feira, 14 de maio de 2015

Já fomos todos o Jorge.


Não vou partilhar o vídeo aqui, porque já estou farto de o ver e sinceramente quero afastar essa negatividade de mim. Hoje fiquei mais aliviado por saber que as autoridades competentes já estão a tratar do caso e que, eventualmente, será feita justiça. Pelo menos, assim o espero. 

Partilho apenas algo que me saiu ontem, logo após ver aquela barbaridade, algo que escrevi e enviei por mensagem privada para a mãe do rapaz que foi agredido. Já todos fomos o Jorge, de uma forma ou de outra, física ou psicológica, já todos sofremos bullying. Também já o podemos ter praticado. Deixo aqui a mensagem que escrevi, mas agora dirigida a todas as mães, pais, amigos, colegas, professores. Denunciem, SEMPRE! Pois o silêncio é o vosso pior inimigo nestes casos. Um caso que não é denunciado, é como se não existisse. 

Sou voluntário numa associação que oferece apoio e informação a jovens em casos de bullying, preconceito, agressões, e todos os dias luto para que esta realidade mude. Infelizmente, parece-me que os casos só tendem a aumentar. Mas não vamos nunca deixar de os combater. Numa era em que tudo se torna viral na internet, uma simples mensagem, uma partilha, uma palavra, pode fazer toda a diferença. 

Para todos os "Jorges", pais, amigos, esta foi a mensagem que enviei ontem, mas que poderia ser para qualquer um de vocês. Lutem, não com violência, mas sem medo.

"Olá. Não a conheço, provavelmente nunca irei conhecer. Mas não consigo deixar de partilhar as minhas palavras de apoio depois do vídeo que vi e que se tornou viral, com aquela infeliz agressão ao seu filho, Jorge.
Já trabalhei várias vezes com crianças e jovens, e esta é uma realidade que me choca bastante. Depois de ver o vídeo, fiquei durante muito tempo a chorar, sozinho. E eu não conheço o seu filho, não sei qual é a sua história, mas foi-me impossível não sentir tristeza, revolta e uma tamanha injustiça perante aquilo que vi. Espero que todas as partilhas que têm sido feitas no facebook e outras redes sociais ajudem a que se faça justiça sobre este caso.
Sei que, como mãe, deve sentir uma dor tremenda que não consigo sequer imaginar quando vê estas imagens ou quando apenas lhe falam sobre isto, mas lembre-se que existem associações e entidades próprias para onde estes casos de bullying e agressões físicas e psicológicas podem ser encaminhados. E as autoridades também devem actuar perante uma queixa num caso destes.
Não deixe nunca de o fazer. E conte com apoio para isso.
Não sei se as minha palavras chegarão até si, mas espero que de alguma forma as leia e compreenda, porque por outro lado isso deixa-me mais descansado. Tenho pena de não poder fazer mais, porque se pudesse faria justiça própria a quem agrediu este jovem tão cobardemente, mas espero sinceramente que este caso seja notícia e ajude a mudar esta triste realidade desta geração do nosso país.

Espero não ter sido abusivo ao escrever esta mensagem privada, mas, na minha consciência, eu não poderia deitar-me hoje e dormir, sem pelo menos fazer chegar a si algumas palavras de força e apoio."

Sem comentários:

Enviar um comentário