quarta-feira, 27 de maio de 2015

DESAFIO ESCRITOR - questões por responder



Propuseram-me um desafio: responder às seguintes questões de forma absolutamente honesta. Aqui vai.

1. Qual é o género de literatura de que te manténs longe?
Nunca penso muito nos livros como pertencendo a determinado género, porque costumo ler de tudo um pouco, mas nunca li livros sobre assuntos mais espirituais ou religiosos (que não sejam Históricos). Não é para me manter longe, mas porque não me despertam a curiosidade.  

2. Qual é o livro que tens na estante e tens vergonha de não ter lido?
O Senhor dos Anéis: a Irmandade do Anel. Ofereceram-me o livro há muitos anos e tenho mesmo vergonha de ainda não o ter lido. Algumas pessoas já me acusaram de blasfémia por isso. :) Mas ainda vou ler, prometo. A questão é que quando ia ler, saiu o filme, vi... etc... etc, se é que me entendem.

3. Qual é o teu pior hábito enquanto leitor?
Começar a ler um livro, ler uns 3 capítulos e só voltar a pegar meses mais tarde, depois de já ter lido outro livro no entretanto. Não me perguntem porquê, mas é um hábito estranho.

4. Costumas ler a sinopse antes de ler o livro?
Normalmente sim, mas se vir que a sinopse já está a revelar demasiado, não a leio até ao fim. Por vezes o interesse em certo livro já é tão grande, que nem preciso de ler a sinopse e salto logo para o primeiro capítulo.

5. Qual é o livro mais caro da tua estante?
A novela gráfica Watchmen, da DC Comics. Custou quase 30 euros na altura, por ser uma edição especial, mas digo que valeu cada cêntimo. É uma obra-prima. 

6. Compras livros usados?
Sim. E não tenho vergonha nenhuma de o admitir. Nas feiras de velharias então encontram-se livros muito bons a preços brutais. Já comprei livros a 1€.

7- Onde compras os teus livros?
Não quero fazer publicidade gratuita, mas normalmente compro em livrarias "físicas" ou pelos sites das mesmas. Nunca comprei um ebook, pois já li nesse formato (livros gratuitos) e não me satisfez totalmente. Ultimamente também costumo comprar muitos livros de colecções com jornais como o Público ou Sol (olhem a publicidade!), pois muitas vezes trazem livros excelentes a preços muito mais baixos do que nas livrarias em geral.

8- Manténs os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante?
Estão na mesma estante mas separados. Por exemplo, os que já li estão na parte de cima e os que ainda tenho para ler, estão em baixo. Quando já não há mais espaço e têm que ficar juntos, podem estar na mesma fila mas ordenados por "lido" e "não lido".

9 - Alguma vez estiveste num período de abstenção de compra de livros?
É curioso, estou agora. Comprei muitos livros nos últimos meses e prometi a mim mesmo que não iria comprar mais nenhum até ler pelo menos uns 10 daqueles que tenho ali em fila de espera. Vamos ver se me aguento... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário