segunda-feira, 11 de maio de 2015

Una novità!

Desde o início deste ano que me candidatei a vários projectos de voluntariado internacional.

As candidaturas não são fáceis. Podem achar que por estarmos a querer ser voluntários, vão logo aceitar-nos e pronto, mas não. Temos que enquadrar-nos em vários requisitos para uma pré-selecção e depois há sempre um contacto mais informal (na maioria dos casos) via skype. Claro que isso também depende muito das organizações/empresas através das quais tentamos a nossa sorte.

Depois de dezenas de candidaturas, fui sabendo algumas respostas. E fui seleccionado para ir para a Eslovénia, Grécia, Marrocos, Reino Unido, Itália e Turquia (recebi elogios brutais sobre a minha candidatura num destes casos, deixem-me ser um bocadinho vaidoso agora, sim?). Inicialmente a minha ideia era ficar cerca de 6 meses, mas por questões relacionadas com o lançamento do meu livro, tive que reduzir a minha estadia para 1/2 meses. Por isso, tive que desistir de quase todas essas hipóteses que tive. E claro, era impossível ir a todos, porque começavam quase sempre nos mesmos meses e tinham a mesma duração.

Só para terem noção, estes quatro sítios desta imagem, eram apenas alguns dos sítios possíveis onde eu iria ficar. Acreditem que custou-me ter que negar a estadia naquela ilha grega aqui do lado direito em cima, principalmente porque era um projecto muito interessante com crianças.


Marrocos, Grécia, Eslovénia e Reino Unido. 


E, sem guardar mais segredo, posso revelar que de todas as opções, acabei por escolher ir para Itália. Vou fazer parte inicialmente de um projecto de arte (música e teatro) que irá começar em Agosto e decorre até Setembro na região de Bolonha. E depois, se tudo correr como esperado, vou ainda até ao final de Setembro para outra região (Lucca, perto de Pisa) para ensinar inglês a crianças e adultos durante 2/3 semanas. 

Em troca espero apenas receber uma realização pessoal que não se atinge de outra forma. E claro, vou receber também a comida e alojamento (convém!). E vou ter direito a uma troca de cultura inigualável. Comigo vou ter voluntários de outros países, vou treinar várias línguas e aprofundar o meu italiano (sim, já o ando a estudar e bem!).

As pessoas perguntam-me: "Mas tu vais mesmo?", "SOZINHO?", Não tens medo?".

Se tivesse medo, não vivia muitas coisas. E vou, pois! 

Mas vá, eu admito, tive um bocadinho de medo quando vi o mapa das linhas do metro/comboios de Milão (o meu voo vai para aí). Mas depois lembrei-me que quando andei pela primeira vez no Metro de Lisboa, perdi-me logo e, quando andei pela primeira vez nas linhas do Metro de Madrid (MUITO maiores!), não me perdi. Portanto, é tudo muito relativo, é tudo uma aventura e é tudo uma questão de deixar o receio em casa (e ao preço que está a bagagem nos aviões, é mesmo melhor não o levar a fazer peso na mala!). 

Já fui voluntário em tantas áreas diferentes. Até já fui voluntário à força. :) E sei que trarei desta experiência muitas estórias para vos contar. E que, mais importante que tudo, irei contribui para ajudar alguém que precisa de mim, enquanto eu próprio serei ajudado noutro sentido. 

Arriverdeci, a presto!

Buonasera, Italia!




Sem comentários:

Enviar um comentário