quinta-feira, 9 de julho de 2015

Entrevista: Ana Ribeiro



Ana Ribeiro é a autora do livro "Um amor inexplicável", um romance que conta a história de João Pedro, jovem que descobre o amor enquanto trava uma dura batalha contra a leucemia. Falei com a Ana sobre este seu livro e também sobre outras leituras e projectos futuros.

1 - O teu livro fala-nos de uma doença bastante grave: a leucemia. De onde surgiu a ideia de abordares um tema assim tão forte?
Primeiro que tudo pelo facto de ser licenciada num curso ligado à saúde e ser um tema pelo qual sempre tive bastante interesse. Depois pelo facto de ser um tema muito actual - praticamente todos os dias ouvimos ou lemos notícias de pessoas que morrem devido ao cancro - e já bastante abordado em filmes e livros que fui vendo e lendo; foi devido a essas experiências e a casos de crianças portuguesas com leucemia que acompanhei pelo facebook que surgiu a ideia de abordar este tema no meu livro.

2 - Buscaste inspiração em alguém ao teu redor para criares os personagens principais, João Pedro e Laura?
Não! Inspirei-me essencialmente em personagens de filmes e livros que vi e li. Um dos livros que mais me inspirou foi o da Sofia Lisboa: "Nunca desistas de viver". Vale a pena ler.

3 - Como está a ser esta experiência de lançar o teu primeiro livro com a Capital Books? Era um sonho de há muito tempo ou mais recente?
Esta não é a minha primeira experiência no que diz respeito a lançamentos de livros, em 2011 editei um livro de poesia; no entanto, é a primeira vez que lanço um romance (um género literário que gosto muito!) com a Capital Books. Estou a adorar a experiência, a equipa da editora é bestial e está a ser um sonho tornado realidade porque sempre quis muito publicar esta história. Por ter sido a história mais desafiante que escrevi, pelas lições de vida e aprendizagens que retive durante o seu desenvolvimento, por me ter tocado particularmente e ter muito significado para mim.

4 - Como escritora, tens algum outro autor como referência?
Sim! O José Luís Peixoto, adoro a sua forma de escrever, de se expressar. A maneira como cativa facilmente quem o lê, os seus livros e textos são baseados nas coisas simples do dia-a-dia, que podem parecer insignificantes, mas ele dá-lhes um valor enorme. Recordo-me agora de uma das crónicas dele da revista "VIsão" que se centrava num simples boné. 
Gosto da sua simplicidade e humildade.

5 - Tens algum livro preferido? Ou vários?
Tenho vários. É difícil escolher um, porque como disse houve vários que me marcaram. No entanto, dou o exemplo de um "A Saga de um Pensador" do Augusto Cury. Aconselho e recomendo a leitura, é fantástico.

6 - Agora que foi publicado o teu primeiro livro, tens algum projecto futuro também ligado à escrita?
Sim! Já tenho outros romances terminados e o próximo a ser editado já está escolhido. Estou a desenvolver agora um romance ao qual chamei "Mundo a Preto e Branco" que aborda a temática da internet e das amizades virtuais.
Também ando há algum tempo a amadurecer a ideia de me estrear na escrita de uma peça de teatro, é algo que quero muito fazer, por ser algo diferente e exigente. Mas até agora achei sempre que não tinha conhecimentos suficientes para isso, ainda preciso de ler muito sobre teatro.

7 - Como leitores, o que podemos esperar antes de começar a ler o teu livro? 
Um livro onde a amizade e o amor são os ingredientes principais, várias aprendizagens e lições de vida que o João Pedro vai deixando ao longo da sua batalha contra a doença. E uma forma diferente olhar a vida.

Página de facebook e blogue da autora: 
https://www.facebook.com/anafrdiasoficial
https://omeublogdeescrita.wordpress.com/



1 comentário: