segunda-feira, 13 de julho de 2015

Justine - ou os infortúnios da virtude [ opinião ]



Pode um livro destruir tudo aquilo em que acreditamos? 

A resposta é sim.

Em "Justine", o irreverente e polémico autor, Marquês de Sade, serve-nos violentamente a história de Justine (ou Teresa), pautada por tantos infortúnios quanto é possível à mente humana imaginar.

A protagonista é raptada, violada, roubada, obrigada a servir em rituais de sadomasoquismo... entre outros momentos que prefiro não revelar. 

É um livro erótico, sim. Mas é muito mais do que isso. É um livro extremamente filosófico, levando-nos a reflectir, mesmo que não o queiramos fazer entre tanta repulsa, sobre o amor, a religião, política, economia, valores morais...

É já, por isso, um dos meus livros do TOP 10 de favoritos de sempre, pois levou-me a pensar e muito sobre temas que tinha como adquiridos, mas que se apresentaram diante de mim com novas formas e com novos pontos de vista muito diferentes daquilo a que estou habituado. 

Note-se que este livro foi escrito e publicado no século XVII mas que continua tão pertinente como na altura em que foi pensado.

É um livro desconcertante, que nos testa. Sim, ele testa o nosso limite à dor, embora não a possamos sentir fisicamente, mas ela está lá, naquela frase que nos provoca, que nos faz questionar a nossa humanidade. 

Prova disso é que até meio do livro eu sentia angústia com tudo o que de mal acontecia à narradora da história, mas mais no final houve uma cena em que ri mesmo alto perante o azar da protagonista. Esse riso não foi mais do que uma porção do meu subconsciente a manifestar-se visivelmente. Parece que depois de assistir a tanta tragédia, de tanto reflectir sobre isso, até eu já tinha abandonado a minha virtude para me rir da desgraçada Teresa.

É esse o poder da literatura. E este é um livro demasiado poderoso, por isso foi tantas vezes censurado por políticos e religiosos.

Obrigatório ler. Mas não é para todos, pois acredito que muitos não consigam passar de certas páginas em que as descrições NOJENTAS de certos actos sexuais são extremamente arrepiantes... 

Sem comentários:

Enviar um comentário