quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Anomalisa ou o sentido da vida



Anomalisa é um dos filmes de animação mais estranhos que já vi. 

E isto não é alguma opinião sobre o mesmo, mas sim uma  breve reflexão sobre tantas questões que o filme levantou. 

Para além de ter algo muito psicológico à mistura e de nunca ser completamente directo, este trouxe-me uma dúvida muito pertinente: qual é afinal o sentido da vida?

Em que direcção vamos?

"Sinto-me uma anomalia." - diz uma das personagens a certo ponto. 

O personagem principal é um homem de sucesso, que escreveu um livro para pessoas que trabalham em call centers, dando dicas de relação com os clientes. E se a grande crítica do filme assenta nas mentiras dos customer service representative ( simplificando: pessoas que atendem os clientes), existe também depois o lado destruído do homem que criou esse "negócio" de sucesso. Ele próprio pede aos trabalhadores que sorriam sempre, porque se nota na voz, mas nem ele consegue forçar-se a tanto. Claro que este aspecto a mim tocou-me de uma forma muito pessoal. 

Mas há mais. A desconstrução dos lugares comuns e a forma como joga com os personagens, levantam ainda mais perguntas na nossa mente. Porque é que todos  (ou quase todos...) os personagens têm a mesma voz masculina? Eu entendi (ou penso que entendi), mas não quero revelar porquê aqui.

Nós temos de facto uma percepção real das pessoas que estão à nossa volta? Sabemos o que é ser humano? O que é estar vivo?

Vou andar a pensar neste filme por muito, muito tempo. É a única certeza que tenho. Termino com uma frase que me ficou:

"Cada pessoa, com quem tu falas, teve uma infância. Cada um tem um corpo. E cada corpo tem dores. Procura o que é especial em cada indivíduo. Foca-te nisso." 



Sem comentários:

Enviar um comentário