segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Dia em que Nasci - curiosidades sobre o livro

Duas fotos que me foram enviadas por 2 leitores quando compraram o livro. 


O meu primeiro livro está cheio de referências e significados especiais da minha vida. Já falei de alguns em apresentações públicas, mas há outros que deixei por desvendar. Como alguns são tão complicados, decidi fazer uma lista com aqueles de que me lembro (acreditem que até para mim é difícil lembrar todos, pois muitas frases surgiam num momento próprio, sem que eu pensasse muito sobre isso). Mas vamos aos mais... significantes e àqueles que quis mesmo que estivessem presentes na obra final.


* SPOILERS * AHAH!!


- O dia 8 de Outubro, em que o Tomé sai pela primeira vez da casa, é na verdade o dia de aniversário da minha avó. O dia em que ela nasceu. 


- E por falar na minha protectora. O nome Alice é o nome da minha avó. E é também o nome da personagem que mais protege o Tomé na história. 

- Quando se referem ao Tomé e aos restantes Projectos como "Novos Nascidos" usei uma tradução literal do inglês para "New Born". E porquê? Porque esse é o nome de uma música dos MUSE (dos quais sou fã incondicional). Essa música fala exactamente de (re)nascer e de ver o mundo com outros olhos, como um recém-nascido. 

- O nome Tomé foi escolhido porque é o nome de um dos apóstolos de Jesus Cristo, que só acreditava naquilo que via com os próprios olhos. Por isso o livro inicia-se com uma citação da bíblia e é divido nas partes "Olhar", "Ver" e "Observar" (não é que eu seja crente, mas ou fã desses simbolismos, etc).. 

- Falando noutro nome. A personagem Vera tem esse nome porque é o nome da minha irmã e porque é uma guerreira, tal como ela. 

- O último dia do livro, 13 de Janeiro, é uma alusão ao próprio dia em que nasci (31 de Janeiro). Inverti os números para não ser tão óbvio e porque o 13 é o meu número preferido.

- O António obriga o Tomé a estudar História porque essa foi (e sempre será) a minha disciplina preferida. E eu quis obrigar o Tomé a gostar dela (ahah!).

- Quando a Alice olha pela janela e diz "Aproxima-se uma tempestade, Tomé!"... bem... é uma referência ao filme do Batman - "O Cavaleiro das Trevas Renasce" - em que a Catwoman diz ao Bruce Wayne exactamente a mesma frase, para o avisar de que avizinham-se problemas (tal como a Alice quer fazer subentender ao Tomé)

- O Tomé é viciado em estudar as aves e ler livros sobre esse tema. Porquê? Porque quis incluir uma alusão aos The Hunger Games, livros e filmes dos quais sou fã e onde o símbolo de uma ave é usado como sinal de esperança

- Voltamos aos MUSE. O último discurso no Tomé no estádio é todo inspirado na música Uprising. "They will not control us..." blá blá blá.


E penso que é só. Se me lembrar de mais, actualizo. :) 





Sem comentários:

Enviar um comentário